Enguia Europeia

Anguilla anguilla

    • Europa
      Todas as artes de pesca

    BIOLOGIA

    A Enguia Europeia (Anguilla anguilla) apresenta um corpo alongado, parecido com o de uma cobra. O seu comprimento máximo pode alcançar os 122cm nos machos e 133cm nas fêmeas. Vive desde a Islândia e Noruega, até às costas Africanas e nos mares Negro e Mediterrâneo. É uma espécie carnívora com um ciclo de vida característico. As enguias jovens vivem em água doce até atingirem a maturidade sexual, depois migram para o mar, até às zonas de reprodução no Mar dos Sargaços. As suas larvas, denominadas enguias de vidro, são transportadas para as zonas costeiras através da Corrente do Golfo, onde o seu ciclo se inicia novamente.

    SITUAÇÃO DAS POPULAÇÕES

    A Enguia Europeia está avaliada como “perigo crítico” pela IUCN (International Union for Conservation of Nature – em português: União Internacional para a Conservação da Natureza). Em todas as suas fases do ciclo de vida, desde as enguias de vidro até às enguias adultas, a situação das populações encontra-se num estado alarmante. Todas estas fases atingiram um mínimo histórico.

    EFEITOS ECOLÓGICOS

    O método de pesca mais utilizado são as armadilhas, mas também se utilizam artes de arrasto, pesca elétrica, anzóis e redes de emalhar. Devido à variedade de artes utilizadas, as informações sobre pesca acessória apresentam uma grande lacuna.

    GESTÃO

    A gestão da captura selvagem não tem sido eficaz na recuperação e na reprodução saudável do stock.

    Pin It on Pinterest

    Share This