Mexilhão

Mytilus spp.

    • Atlântico Nordeste (FAO 27): Mar de Wadden (Dinamarca e Holanda)
      Aquacultura de Fundo

    Biologia

    Os Mexilhões (Mytilus spp.) crescem até aos 8 cm de comprimento e têm um azul característico mas às vezes apresentam uma cor roxa ou mesmo castanha. Os Mexilhões filtram partículas da água e vivem em substrato duro em grandes concentrações, criando recifes que representam habitats valiosos para muitos organismos marinhos e uma importante fonte de alimento para aves costeiras. O Mexilhão (Mytilus edulis) habita na maioria das águas do hemisfério norte.

    Localização/consumo de água

    A produção de Mexilhão tem uma longa tradição na Europa, onde os mexilhões crescem em postes de madeira (“Bouchots”), em cordas ou são levados diretamente das populações selvagens do chão. Os jovens “mexilhões semente” são cultivados em longas cordas até crescerem e atingirem o tamanho ideal para consumo.

    Alimentos/ consumo de energia

    Os mexilhões não necessitam de fornecimento de alimentação porque filtram a água circundante.

    Efeitos Ecológicos

    Devido ao facto de que existirem muitos tipos diferentes de pesca de Mexilhão, os respectivos impactos no ambiente são diversos. Produzido em postes de madeira ou cordas tem um efeito menos negativo sobre o ambiente, porque estes métodos não prejudicam o fundo do mar. A dragagem (para consumo e apanha de sementes), por outro lado é muito problemática, uma vez que captura os Mexilhões do fundo do mar, deixando o habitat vulnerável e devastado, como é o exemplo do Mar de Wadden. Além disso, os Mexilhões sementes são muitas vezes importados de regiões diferentes, o que aumenta a mistura de espécies endémicas e invasoras, bem como a propagação de parasitas nocivos para Mexilhões.

    Gestão

    Em geral, a gestão da produção de Mexilhão na Europa ainda entraem conflito com a conservação da natureza mas as melhorias são visíveis. De uma forma geral, devem ser introduzidas medidas de gestão relativamente à dragagem em termos espaciais e temporais, assim como a exploração sustentável dos mexilhões sementes.