Estamos todos ligados
e juntos podemos fazer a diferença.
Numa economia global, as nossas escolhas diárias de pescado têm um enorme impacto sobre os recursos marinhos e sobre as pessoas do outro lado do mundo. A sobrepesca, para satisfazer uma procura crescente, é uma grande ameaça e os governos e o sector da pesca estão a trabalhar para combatê-la.
Entretanto, como consumidor, não tem que abrir mão de umas sardinhas assadas.
O que pode fazer é garantir que apoia o pescado sustentável, que é capturado de forma a ter menor impacto sobre os recursos marinhos e sobre as pessoas que destes dependem.
Veja como pode fazer a diferença.
Compre pescado certificado
Procure por MSC ou ASC ou marcas biológicas que indicam que o seu peixe tem certificados responsáveis e que provém de uma pesca ou aquicultura sustentável. Neste momento, a WWF defende que o MSC deve proceder rapidamente às principais reformas que assegurem a sua reputação como principal padrão mundial de pesca e de sistema de certificação. Leia a declaração completa da WWF sobre a necessidade de reformas no MSC.
Veja aqui a declaração da WWF sobre este assunto.
Não coma peixe ‘bebé’
Um peixe abaixo de um determinado tamanho ainda não é adulto, e não terá tido tempo para se reproduzir. Verifique se está a comprar peixes adultos. Ao fazê-lo está a ajudar a repor os produtos pescados nos mares.
Diversidade de sabores
A diversidade no consumo de produtos do mar garante uma pressão mais equilibrada sobre os recursos marinhos. A biodiversidade torna os ecossistemas mais fortes. Diversificar o seu consumo pode ser divertido e ajuda os oceanos!
Verifique as etiquetas
Na UE tem o direito legal de saber o nome completo do produto que está a comprar, de onde vem, se ele foi capturado ou produzido e como, e se é fresco ou congelado. Se não estiver visível, pergunte. Se não for possível obter as respostas, não compre.