Atum Bonito

Katsuwonus pelamis

    • Certificação MSC
      Selvagem
    • Oceano Atlântico e Oceano Índico
      Pesca com Salto e Vara
    • Atlântico Este (FAO 27, 34, 47)
      Pesca de cerco com FAD

    Biologia

    O Atum-Bonito (Katsuwonus pelamis) é a espécie de atum mais pescada em todo o mundo. Esta espécie popular é mais pequena que os outros atuns mais conhecidos, atingindo um comprimento de cerca de 1m e podendo pesar até 20 kg. O Atum-Bonito encontra-se distribuído por várias áreas, atinge a maturidade sexual cedo e tem uma taxa reprodutiva bastante elevada.

    Situação das populações

    Devido à produtividade flutuante do Atum-Bonito, é difícil avaliar o estado e os impactos da pesca sobre as suas populações. No entanto, todas as populações de Atum-Bonito são atualmente consideradas saudáveis e moderadamente exploradas.

    Efeitos ecológicos

    A arte de pesca mais comum na pesca do Atum-Bonito são as Redes de Cerco. Se forem utilizados “Dispositivos de Concentração de Peixes” (FAD, em inglês Fish Aggregating Device), existe uma forte probabilidade de capturas acessórias de espécies protegidas, tais como os tubarões e raias ou outras espécies de atum. A pesca do atum é uma das principais razões para o declínio de algumas destas espécies. Se não forem utilizados FADs na pesca de cerco, as capturas acessórias são mais reduzidas, mas ainda assim muitas espécies de animais marinhos que estão protegidas e ameaçadas, são capturadas nas redes. A pesca com linhas de pesca é a pesca mais seletiva e, portanto, mais sustentável, mas coloca pressão sobre as populações de peixes que são usados como isco.

    Gestão

    Em cada área de pesca para o Atum-Bonito existe uma Organização Regional de Gestão das Pescas (RFMO, em inglês “Regional Fisheries Management Organizations”). No entanto, a implementação das suas políticas sofre muitas vezes de falta de controlo e de medidas de execução para a proteção do atum e de outras espécies que são objeto de sobrepesca e pesca ilegal.

    Certificação

    As capturas da pesca certificada pelo MSC devem ser fixadas de modo a manter a população a um nível sustentável. Se a população estiver abaixo dos níveis sustentáveis, as capturas têm de ser reduzidas até que as populações recuperem dentro de um período de tempo definido. As capturas acessórias de outras espécies devem ser reduzidas ao mínimo absoluto e os habitats marinhos d evem ser preservados. As pescarias certificadas são monitorizadas de perto e fornecem os dados de captura para avaliações científicas.

    Como as pessoas podem ajudar

    A sobrepesca contínua ameaça não só o mar, mas também os meios de subsistência de 800 milhões de pessoas – muitas delas de países em desenvolvimento. A sua subsistência depende muitas vezes da captura, processamento e venda de pescado.
    Ao comprar produtos que provenientes de pescarias que respeitam o ambiente, você apoia as populações que dependem do seu consumo prudente. A pesca sustentável é boa para todos nós: www.fishforward.eu

    • Marine Stewardship Council - 1