Berbigão
Cerastoderma edule
- Atlântico Nordeste (FAO 27)Apanha à Mão
- Atlântico Nordeste (FAO 27)Apanha com Ancinho de Mão
Biologia:
O berbigão é um molusco costeiro, que normalmente vive enterrado em areia macia ou lama. Os seus habitats preferidos são as baías de areia, com alguma chegada de água doce. A densidade das populações pode ser extremamente elevada: já foram contabilizados 10.000 indvíduos por metro quadrado. O berbigão comum filtra a água, procurando plâncton e outras matérias orgânicas para se alimentar. Pode viver até 9 anos. Reproduzem-se soltando ovos e esperma na água, produzindo larvas de natação livre que mais tarde se metamorfoseiam.
A concha é sólida, grossa, globular e oval; podendo ter até 5 cm de comprimento, mas tem geralmente menos. A concha tem 22-28 linhas radiais.. Superfície externa esbranquiçada, amarelada ou acastanhada.
Situação da população:
Considera-se que é uma espécie comum e bem distribuída; não está listado em nenhuma designação de conservação.
Impactos ecológicos
O berbigão tem sido capturado ao longo de centenas de anos. As formas mecanizadas de captura, utilizando tratores e dragagem hidráulica, substituíram em grande parte os métodos mais tradicionais, como a apanha manual. Há receios de que, sem uma gestão adequada das suas populações, estas novas técnicas possam resultar em sobrepesca.