Cavala

S. colias

    • Certificação MSC
      Selvagem

    Biologia

    A Cavala do Atlântico é um peixe longo e aerodinâmico com uma cauda forte, que o tornando num nadador perfeito. De cor prateada apresenta um dorso azul esverdeado. Vive em regiões marinhas salobras e chega a atingir um tamanho máximo de cerca de 50 cm. Esta espécie alimenta-se de pequenos peixes como a anchova ou a sardinha, mas também de alguns invertebrados de mar aberto. A Cavala distribuiu-se pelo Oceano Atlântico ao longo das costas orientais e ocidentais, incluindo também o Mediterrâneo e o Mar Negro. Esta espécie é capturada principalmente com rede de cerco, muitas vezes em conjunto com sardinhas, e às vezes usando linhas de mão, redes de emalhar, armadilhas, xávega e redes de arrasto pelágico.

    Situação da população

    Há uma total falta de informações sobre a pesca da Cavala e em particular sobre a pesca de cerco no Mediterrâneo. Apenas existem dados sobre as capturas globais. Esta espécie não é um alvo direto e é capturada em pescarias mistas, uma das razões óbvias para a falta de dados que são necessários para a sua gestão.

    Efeitos ecológicos

    A Cavala apresenta uma susceptibilidade moderada à pressão da pesca. Esta espécie forma cardumes, é altamente migratória e a sua biomassa pode variar devido a flutuações dos parâmetros ambientais. As capturas acessórias e as taxas de devolução podem alcançar níveis moderados, enquanto que o impacto nos habitats do fundo do mar são considerados como insignificante.

    Gestão

    Não há informações sobre qualquer uma das estruturas de gestão dos ecossistemas de conservação em nenhuma das áreas observadas e em detalhe.

    • Marine Stewardship Council - 1